Livre arbítrio e Teologia aberta

Teologia aberta: futuro em aberto; Deus teria chamado os homens p serem arquitetos do amanhã juntamente com Ele. Deus conhece parte do futuro e Sua soberania é eficiente para cumprir o profetizado. Deus mudaria o futuro conforme as ações do homem. Então há livre arbítrio, se não o homem seria mera máquina nas mãos de Deus.
Refutação: o homem tem capacidade de escolha, mas escolha pro mal, então Deus regenera para q o regenerado escolha o bem. Se revertida a figura, ou seja, se Deus ñ é soberano e o homem tem livre arbítrio, o mundo está sob o governo do homem. Deus não teria o exercício de Sua vontade.

Teologia aberta: Alguns teólogos arminianos considerando a presciência de Deus como um modo de não tornar livre a escolha do homem, tbm a desconsideraram. Daí a visão de que Deus, para relacionar-se com o homem, teria aberto mão de alguns de Seus atributos, incluindo a Onisciência.

Refutação: Deus não se relaciona conosco como Seus iguais. Ele exige nossa humilhação e arrependimento.

Necessidade de evangelização:
Deus tem os seus eleitos, então Ele usa a minha pregação para vivificar as pessoas. Sem a crença na predestinação,  pregar seria inútil visto que os mortos não podem ouvir.

Deus permitiu ou decretou a escolha de Adão e Eva?
Usaram o livre arbítrio,  pois foram os únicos que o possuíram devido ainda não terem pecado, para tomar a decisão e ao fazer isso, cumpriram o plano de Deus (Cordeiro imolado desde antes da fundação do mundo).

O reverendo Nicodemus imagina que a Trindade tenha olhado para a humanidade e aceitado, diante dos custos, o benefício de, ao fim de tudo, receberem glória e um povo pra Si.

Gálatas 6, verso 7 explicaria o mérito do homem em fazer o bem para poder ir pro céu?
Todo o bem feito pelo homem vem de Deus, graça e bondade dEle.

O livro de Norman Geisler, Eleitos, Mas Livres, não pode ser tomado como pensamento calvinista reformado.

O diabo teve livre arbítrio, mas não o tem mais. Deus confirmou Sua sentença, portanto ele não pode deixar de ser quem é. Assim como também os anjos não podem se corromper. Deus não deu um Salvador para a rebelião dos seres celestes. São raças tbm morais, mas que Deus tratou de forma distinta.

Como corrigir Calvinistas que se acomodam na eleição :
1 Tss 3: eleitos para santificação. Sem santificação como saber que são eleitos? Tiago 2. Fé sem obras é morta.

Caso de Esaú q chorou e não recebeu a benção:
Isaque não o abençoou e não Deus.

Caso da citação de Paulo falando daqueles que se perderam (Hb 6):
Textos que falam de sermos salvos segundo uma perspectiva nossa. Ou seja, não entra a determinação de Deus, mas sim do que podemos ver, por exemplo, alguém estar no nosso meio e amanhã não estar mais.
Então as declarações que sugerem perda de salvação devem ser interpretadas como avisos, exortações a nos apegarmos mais e mais a Deus.

Um viciado em drogas continua sendo um livre agente, ou seja, é responsável pelo seu pecado. Lógica usada para quaisquer pecados.

Deficientes mentais e salvação:
Semelhante a crianças, há duas posições reformadas: a)serão salvos os eleitos;
b) toda criança que morre antes da idade da razão (exerce livre agência), é eleita. (O reverendo opta por essa visão).
Assim, os débeis mentais não tendo capacidade como agente tem suas culpas pagas na cruz e são salvos.

Soberania de Deus e males do mundo
O primeiro mal registrado na História é a queda de Satanás,  no entanto, não há como determinar a origem do Mal. Apenas saber que ele foi introduzido por Satanás e Adão.

Livre arbítrio e livre agência
O cachorro não faz escolhas morais. Não toma decisões baseadas em valores. Ele não pode deixar de correr atrás do gato para deixar de ser mal. No entanto, o homem como ser moral, faz escolhas com base no conceito de certo e errado, ie, livre agência.
Qndo Adão e Eva optaram pelo mal, ñ perderam a capacidade de fazer escolhas morais, o problema é que o pecado lhes corrompeu e suas escolhas já não conseguem ser as certas. Se Deus não ajuda, o homem pende pro pecado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8