Pactos - doutrina batista
Estas são anotações sobre a teologia do pacto, segundo a visão batista e pedobatista a partir da aula de Glauber Manfredini, pastor no Japão.
pacto de obras/lei, com adão antes da queda
pacto da graça, com Noé pós queda
pacto eterno, na Trindade
teologia/pacto da aliança está relacionada ao batismo de infantes
batistas são credobatistas tbm por causa da teologia do pacto.
antiga e nova aliança: para os pedobatistas (presbiterianos) é o mesmo pacto administrado em duas alianças, antiga e nova aliança pós queda. para os batistas, o pacto da graça só chega com a plenitude do tempo no nascimento do Messias (pacto estabelecido), antes há promessas de revelação progressiva (pacto prometido) do que seria o pacto da graça (pacto da preservação com Noé; pacto da organização com Moisés;
para os batistas, toda a antiga aliança é um pacto de obras ainda: faça e viverás; para os presbiterianos, o pacto da graça esteve presente em todo o tempo, mas numa admnistração distinta nas duas alianças.
apesar da interpretação distinta, os dois grupos acreditam na salvação através do pacto, ou seja, através de Cristo. o Evangelho é o pacto da Graça.
Adão foi nosso representante federal, por isso, DEUS só apareceu para falar com o casal no Jardim, após o homem haver quebrado o pacto das obras. Pacto este que Cristo cumpre por nós, como nosso novo representante federal.
obs.: John Owen era de doutrina batista, sua teologia serviu de base p as declarações batistas, o teólogo permaneceu na ig Presbiteriana.
Comentários
Postar um comentário