Anotações sobre Jesus na terra de Gadara

 Anotações a partir da aula de Antonio Neto.

Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados; - Mateus, diferentemente de Marcos e Lucas, provavelmente presenciou o fato e tem mais detalhes do que houve ali.

Então eles gritaram: "Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?"  - A palavra aqui deve se tratar da chegada de Jesus naquele momento, que consistia num momento antes da condenação final daqueles demônios, ou seja, para eles, a presença de Jesus, neste momento de seu ministério, tratava-se de uma antecipação ao castigo final que eles já esperavam.

 Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. - Essa era uma região de muitas cavernas, por isso, uma área de muitos sepulcros, visto que naquela época, os sepulcros eram feitos em cavernas. Então, aquela era uma região bem funesta, com a presença dos sepulcros, dos demônios e das ações maléficas desses, afetando a população que passava na região. 

Os demônios imploravam a Jesus: "Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos".  - Pq pediram isso? Provavelmente os demônios queriam produzir animosidade nos habitantes da região contra Jesus, que foi o que aconteceu de fato após a matança da manada.

Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e, quando o viram, suplicaram-lhe que saísse do território deles.- Nesta altura da narrativa geral, Mateus está destacando a autoridade de Jesus e, neste acontecimento, a autoridade de JEsus é rejeitada pelos criadores de porcos daquela região gentílica (Gadara ficava pós o limite das terras de Israel). E o fato de Jesus ter autorizado a possessão dos porcos pelos demônios exibe a incredulidade na pessoa do SAlvador e o pecado do coração daquela gente, que amou mais os porcos do que a libertação dos homens promovida pela ação do Filho de Deus. Essa acontecimento comprova que não somente os judeus rejeitaram o Cristo, mas tbm os gentios.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8