Atos 1: 18 - Judas partido ao meio

Neste versículo conhecemos que algo aconteceu a Judas que partiu seu corpo e teve as entranhas expostas.

Essa passagem é uma daquelas que levam infelizmente alguns a acreditarem que há falhas na Bíblia, visto que Mateus relata como enforcamento a causa morte do discípulo traidor.

A Bíblia de estudo Dake cita o narrado pelo teólogo Lightfoot: o diabo ergueu o corpo e o lançou ao chão.

Também vi que...

"Em primeiro lugar, estes dois relatos podem ser mutuamente complementares, pois não são contraditórios. A explicação padrão sobre a morte de Judas, é a de que, assim como descrito em Mateus, ele teria se enforcado. Acredita-se que tenha sido acima do vale de Hinnom, utilizando uma árvore à beira de um penhasco. Eventualmente a corda ou o galho se rompeu, e o corpo de Judas caiu e teve o fim descrito em Atos [2]. Como Judas se enforcou na Páscoa, e antes do Sábado, haveria tempo para que isso acontecesse, pois o esperado é que nenhum Judeu iria mexer no corpo: tocar um defunto o deixaria impuro [3], e tirá-lo de lá, constituiria trabalho no Sábado [4]. Será que o galho poderia ter se rompido? Sim, é possível, inclusive porque até hoje em dia, muitas árvores ali da região apresentam os galhos mortos e secos [5].

É interessante notar que, logo após a morte, bactérias começam a decompor os tecidos, e como resultado, ocorre a liberação de gases (subprodutos metabólicos delas). Sendo assim, o corpo incha, e como resultado pode ser que o abdome “estoure” mais facilmente, principalmente depois do corpo ter caído." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8