1 Samuel 28 - Saul e a pitonisa de En-Dor

Falou Samuel com Saul naquela noite? Não!

Ao ler esse capítulo bíblico, fui em busca de fontes (de ordem confiável) que falassem sobre esse episódio. Daí assisti a um vídeo do Dr. Paulo Romeiro (assembleiano) que justifica o "não" dado acima. Aqui topifico a justificativa trabalhada no vídeo. 

1. Pastores norte-americanos dizem ter sido de fato Samuel, enquanto que sul-americanos tem dificuldade de aceitar isso, como forma de prevenir interpretações espíritas (espiritismo).

2. Samuel era morto, e Saul, com os seus servos estrangeiros, foram consultar à pitonisa. Na época, os médiuns tinham suas tendas, e fazendo um buraco nelas, falavam com o público através desse buraco, imitando as vozes daqueles os quais "chamavam".

Deus não falava mais com Saul; nem sonhos, nem Urim, nem profetas. Se Deus não queria lhe falar, por que Ele usaria uma feiticeira (prática abominável)? 

3. Podemos confiar no discernimento de Saul, da pitonisa ou dos servos de Saul? Não. O Dr. Paulo ainda nos lembra que "texto inspirado não é conteúdo inspirado", ou seja, a Bíblia também contém palavras de demônios; tanto é que a profecia não se cumpriu. A profecia dizia "amanhã morrerás", porém Saul só morreu dezessete dias depois. 

Para esclarecer, alguns defendem que este "amanhã" contido na profecia faz referência "a um tempo futuro". Ora! Para que profecias assim seriam apregoadas se todos sabemos que a morte "a um tempo futuro" é inevitável? 

O Dr. Paulo ainda lembra que não foram todos os filhos de Saul que morrera. Como também confirma que todas as palavras de Samuel haviam sido cumpridas, conforme diz em 1 Sm 3:19. Ou seja, a palavra de Samuel não falhou em vida, porque falharia em morte?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8