Ezequiel, 22 - 25, Resumo

 22. Palavra de julgamento de Jerusalém. Há discrição dos variados pecados cometidos.

Os israelitas seriam derretidos como prata em fornalha.

Encerrando o capítulo,  DEUS afirma q buscou alguém que "ficasse na brecha" em favor da cidade, diante dEle, mas não encontrou.


23. Alegoria das duas irmãs que se prostituiram com as outras nações.

(As descrições dos atos de promiscuidade são chocantes.)

Oolá e Oolibá. As duas pertenciam ao Senhor e se corromperam. Oolibá ainda fez pior. Enjoado e triste, o Senhor decidiu se afastar das duas. 

Há descrição dos amantes e é profetizada a destruição vinda a partir destes.

Uma das prostitutas beberia um cálice de grande embriaguez e, tendo o quebrado, rasgaria os próprios seios. (Acredito q essa construção seja uma referência ao cálice da ira de DEUS )

Ao final do capítulo, é declarado que a destruição de Oola e Ooliba devem servir de exemplo para as outras mulheres  (nações).


24. Em 10/10/09, Ezequiel deveria anotar essa data, pois foi o dia em que o rei da Babi invadiu Jerusalém. 

O SENHOR manda q o profeta cozinhe e cozinhe muito um carneiro, até os ossos. O SENHOR diz que há ferrugem na panela. Mesmo com muito fogo, a ferrugem, ie, a luxúria não se aparta da panela. 

DEUS disse a Ezequiel q lhe tiraria um prazer, mas que ele não se comportasse publicamente como os enlutados . E então sua esposa faleceu. Semelhantemente os filhos de Jerusalém sofririam o castigo do juízo, mas não deveria exercer os hábitos dos enlutados.  

Outros males viriam ao profeta para que ele fosse exemplo para Jerusalém entender o q aconteceria a ela. 


25. DEUS ordena q o profeta fale conta os amonitas, pois zombaram de Jerusalém no dia de seu castigo. Em seguida, contra Moabe. Tbm contra Edom, pois vingou-se de Judá. Agora o SENHOR mesmo se vingaria desses. Igualmente da Filístia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8