Ezequiel, 16-21. Resumo
16. A Palavra fala ao profeta sobre o nascimento da nação israelita. Como uma criança nascida em abandono q foi amorosamente acolhida pelo SENHOR. E qndo jovem foi cortejada e adornada pelo SENHOR. Mas essa se corrompeu e se prostituiu à idolatria insaciável. DEUS "convocaria os amantes" a se levantarem contra ela. Ela enfrentaria o ciúme de DEUS. Mas, depois, o furor do Senhor se acalmaria.
DEUS compara Jerusalém a Samaria e Sodoma, e diz q essas parecem puras, comparadas ao q fez aquela. Na humilhação de Jerusalém, DEUS mudaria a sorte de Samaria e Sodoma, as quais seriam consoladas pela vergonha de Jerusalém.
Apesar de tudo, DEUS se lembraria da Aliança inicial e estabelecer ia uma Aliança eterna. Nações como Samaria e Sodoma seriam dadas a Jerusalém, embora isso não fosse fazer parte da Aliança com a esposa.
DEUS perdoaria Jerusalém , mas esta andaria sempre envergonhada pela lembrança do q fez.
(É possível ver claramente neste capítulo q Samaria e Sodoma são os gentios q foram justificados devido ao pior comportamento de Jerusalém na dispensação da igreja)
17. A parábola da grande águia , sobre a invasão dos babilônios e como Israel pediu ajuda ao Egito.
18. Estão falando o ditado das uvas embotadas e DEUS diz q cada um paga por seu pecado e descreve o homem justo. E se esse justo tivesse um filho mal? O texto segue tratando disso. DEUS fala sobre a acusação de ter caminhos injustos e conclui dizendo que o povo crie em si um coração renovado.
19. Dois lamentos. A alegoria da leoa protetora e cuidadora, e seus filhos leões que foram levados para o cativeiro. Em seguida, conta-se sobre Israel, qndo videira viçosa e, depois, qndo videira sem força, habitando no deserto, sem tronco forte para que possa governar.
20. 05/05/7° ano do exílio, líderes buscaram Ezequiel a fim de consultar a DEUS. DEUS lhes faz recordar de qndo fez o pacto com os filhos de Jacó, de cm eles se esqueceram do SENHOR, de como DEUS lhes poupou a vida por amor ao Seu Nome. Portanto, DEUS diz q não responderia à consulta e que lhes enviaria castigo. Mas, a idolatria deles nao duraria pra sempre. Porque, posteriormente , todo Israel disperso entre as nações seria congregando no Alto Monte para adorar a DEUS sinceramente.
Depois, DEUS diz a Ezequiel q pregue contra Judá, q haveria incêndio na floresta de Sul. E o capítulo encerra com Ezequiel confessando a DEUS como o povo desacredita q o incêndio seria real e não mais uma parábola.
21. DEUS ordena q o profeta fale contra os santuários idólatras e, em seguida, começa a revelar como a espada viria a todos.
(Interesssante notar q a KJA faz diferença entre "filho do homem" e "querido filho do homem", está expressão presente a partir do capítulo 12:03, mas não encontrei semelhança em outras versões; no verso 28, há uma outra forma de DEUS chamar ao profeta).
O SENHOR manda q Ezequiel lamente e explique aos q questionarem seu lamento a destruição q viria.
E ordena tbm que seja informado que a espada está sendo preparada.
DEUS diz a Ezequiel que lamente batendo no peito, batendo palmas. E interessante é, q no verso 17, o próprio DEUS bateria palmas de tanta indignação.
DEUS manda Ezequiel demarcar dois caminhos, apontando para as cidades de Roan e Jerusalém (como quem conduz o algoz à presa). O SENHOR revela ao profeta q Ele seria desacreditado, mas a chegada os inimigos mostraria como a profecia seria veraz.
DEUS revela que Jerusalém só seria restaurada quando chegasse aquele a quem Ele a entregou (creio q fala do Messias).
O capítulo conclui com uma profecia contra os amonitas, q estavam insultando os israelitas.
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