1 Cr 11: 12 - O varão provém

O que me fez digitar esta anotação é que no verso 8 Paulo diz que o varão não provém da mulher, mas no verso 12 ele diz o oposto, então o que poderia parecer uma possível contradição na vdd se esclarece em observação ao contexto, como sempre.

Neste capítulo, há uma orientação de Paulo quanto ao costume cultural de a mulher usar véu, o que denotava honra ao casamento, fidelidade e submissão ao esposo. Não usa-lo, representava o oposto de tudo isso.

Então, no verso 8, Paulo diz que o varão não provém da mulher, porque os versículos circunvizinhos tratam  da impressão humana mediante a necessidade cultural do uso do véu, ou seja, a mulher que cobria-se figurava socialmente honra ao cabeça da família.

Já no verso 12, Paulo aborda a impressão divina acerca de ambos. Como deixa claro o início adversativo do verso 11, opondo-se então à ideia anterior: aqui, homem e mulher são dependentes entre si e, ainda que feitos para desempenhar papéis distintos, o casal possui uma única origem, o qual é Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8