Por que pecamos após o novo nascimento?

Em Romanos, capítulo 7, aprendemos com Paulo que não temos a capacidade de vencer os nossos pecados, pois somos escravos/servos dele. No entanto, após a fé em Jesus, a vida santa (e a morte sacrificial) de Cristo nos justifica e liberta (Jo 8: 32).

Por que pecamos ainda quando estamos ligados a Cristo? Quando nossa vida está escondida nEle? Quando morremos em nós mesmos e vivemos a vida de Cristo?

Hoje o Senhor me fez refletir sobre isso e encontrar uma linha de raciocínio razoável: há uma gradação no plano de redenção. Antes de Cristo, haviam rituais e leis que eram sombras/figuras as quais apontavam para o cumprimento das promessas de Deus na vinda/nascimento/ministério do Messias. E em vindo o Cristo e cumprindo todas as coisas passadas, deu-se início a uma nova vida para os homens nascidos na fé. O pecado não domina os nascidos de Deus. Mas ainda somos pecadores, ainda cometemos pecados diariamente. Porém, quando a nossa vida terrena findar, ressussitaremos em incorrupção, ou seja, enfim estaremos completamente livres do pecados.

Então por que ainda pecamos? Por que o plano redentor só estará completo/finalizado com o reinado de Jesus Cristo nos novos Céus e nova Terra. Três etapas a caminho do fim da história carnal da humanidade: antes de Cristo, após Cristo e o extermínio completo do pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Línguas: idiomas ou "estranhas" - Estudo

2 Samuel 6:23 - Mical, estéril

Tímidos - Apocalipse 21:8